domingo, 30 de maio de 2021

Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Quando comecei a reler esse livro, não me lembrava de ter achado Mr Darcy tão grosso durante a primeira leitura. Sim, ele é bem grosso no começo do livro, mas isso talvez se deva como ele mesmo diz, ao fato de não conseguir se relacionar bem com desconhecidos. Com o decorrer da leitura passamos a ver que ele tem motivos para ser tão desconfiado e reservado. E mais para o fim do livro vamos vendo que ele é capaz de muitas coisas para ganhar a afeição de quem ama. E assim ele vai nos ganhando também.

Lizzy não tendo a menor intenção de despertar a afeição de Mr Darcy e talvez por este mesmo motivo, acaba despertando-lhe o interesse. Lizzy é inteligente e destemida. Adoro o jeito como ela consegue ser sarcástica, sem ser mal educada.

No livro podemos ver como às vezes julgamos mal algumas pessoas, pelo que ouvimos a respeito delas. Não por realmente as conhecer.

Jane Austen é minha autora favorita. Seus livros sempre me surpreendem no final. Seus romances são lindos. Nos fazem suspirar e sonhar com homens que sejam verdadeiros cavalheiros. Nos leva a bailes que já não existem mais. Uma época que eu gostaria de ter conhecido.

Minhas citações favoritas:

A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, a vaidade com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.

Declaro que não há divertimento melhor do que a leitura. A gente se cansa menos facilmente de um livro do que de qualquer outra coisa.

São poucas as pessoas a quem eu quero realmente, e menos ainda aquelas das quais eu tenho uma boa opinião. Quanto melhor eu conheço o mundo, menos ele me satisfaz.

Tenho uma persistência que a vontade dos outros é incapaz de intimidar.

Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente.

Livro: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Nenhum comentário:

Postar um comentário