Na biblioteca da Verônica
Aqui você vai encontrar resenhas, indicações, tags, entre outras coisas relacionadas ao mundo literário.
terça-feira, 19 de maio de 2026
Árvore dos desejos - Katherine Applegate
sábado, 2 de maio de 2026
Devoradores de estrelas - Andy Weir
Ryland acabou de acordar de um coma sem se lembrar de nada, nem mesmo seu nome. E para piorar, ele está no espaço, mas não se lembra como, nem o porquê de ter ido parar lá.
Não leio muitos livros de ficção científica, mas fiquei interessada nesse depois de ter visto o trailer da adaptação cinematográfica. Acabei gostando tanto do livro que agora não quero assistir o filme, rs. Principalmente porque vi que mudaram muita coisa e eu não mudaria nada, mesmo eu não entendendo nadinha dos cálculos narrados, rs. Terminei de ler com um aperto no coração e os olhos marejados. Amei a amizade entre Ryland e Rocky.
Resenha do livro: Devoradores de estrelas - Andy Weir
terça-feira, 7 de abril de 2026
Chocolate quente às quintas-feiras - Michiko Aoyama
Um livro, várias histórias. Cada capítulo conta uma história, a cada história um personagem novo, que vai se conectar com a próxima história. Histórias de amor, de amizade, de superação...
Fiquei com vontade de conhecer o Café Marble e o zoológico de Sydney. Terminei de ler com o coração quentinho. Um livro doce como chocolate quente. Adorei!
Trechos favoritos:
No momento em que se concretiza, o sonho deixa de ser sonho e se torna realidade. Adoro sonhar. Por isso preciso partir para o próximo sonho!
Quatro elementos diferentes. Algo velho, algo novo, algo emprestado, algo azul. Segundo a tradição, a noiva será feliz se usar esses quatro itens na cerimônia de casamento.
Acredito que o que importa não é seguir um caminho reto, mas se esforçar para seguir reto em um caminho tortuoso.
Acredito que a humildade surge da confiança em si próprio e que a gentileza verdadeira é uma força genuína.
Basta estar em um lugar de que a gente gosta para recuperar o ânimo. Alguém me ensinou isso.
Aprendi que se não fizermos nada no momento em que um desejo nasce, talvez ele desapareça lentamente, sem lhe darmos a chance de se tornarem reais.
Resenha do livro: Chocolate quente às quintas-feiras - Michiko Aoyama
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
Cuore - Edmondo de Amicis
Escrito em narrativa de diário, Cuore nos leva a uma viagem no tempo, onde conhecemos o dia a dia do povo, especialmente das crianças, da Itália no século XIX. Na história, podemos perceber a grande diferença entre os mais ricos e os mais pobres. Enquanto algumas crianças precisam trabalhar, outras podem estudar. Muitos adultos que não sabem ler. Triste, né?
Cuore é um livro infantojuvenil pra refletir e que ensina valores morais. Gostei!
Pense que, se esse movimento for interrompido, a humanidade pode cair na barbárie, porque esse movimento é o progresso, a esperança e a glória do mundo. Vá, coragem, meu soldadinho desse enorme exército que luta pelo conhecimento! Suas armas nessa guerra contra a ignorância são os seus livros, a sua turma na escola é a sua brigada, o campo de batalha é o planeta inteiro e a vitória é o aperfeiçoamento, o desenvolvimento da humanidade...
Nós nos reveremos em uma outra vida, na qual será compensado quem sofreu muito nesta aqui, na qual quem sofreu muito nesta terra reencontrará as pessoas que amou, em um mundo sem culpas, sem pranto e sem morte. Mas precisamos tornar-nos dignos, todos, dessa outra vida. Escute, filho: cada boa ação que você faz, cada gesto de carinho seu para quem o ama, cada gesto gentil que você faz a um colega seu, cada pensamento generoso é como um impulso para cima, para esse outro mundo.
O homem que frequenta só uma classe social é como um estudioso que lê a vida toda o mesmo livro.
Senhores! Belo e respeitável é o heroísmo de qualquer homem. Mas, numa criança que ainda não tem ambição de aparecer ou qualquer outro interesse pessoal, numa criança que, quanto menos força tem, mais coragem tem de ter; na criança, a quem nada pedimos, porque ainda não se espera nada dela; que já nos parece muito nobre e digna de ser amada, sem ser preciso que faça sacrifícios, apenas que compreenda os dos outros... na criança, o heroísmo tem alguma coisa de divino.
Resenha do livro: Cuore - Edmondo de Amicis
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026
A extraordinária cozinha dos livros - Kim Jee-Hye
Trechos favoritos:
Yujin sempre dizia que, se um dia se aposentasse, gostaria de viver rodeada por livros, em meio a um bosque tranquilo, mas nunca imaginou que, aos trinta e dois anos, estaria administrando um café e uma pousada literária em Soyang-ri.
Dain não gostava muito da primavera. As flores desabrochavam por todo canto, irradiando um brilho intenso, como se anunciassem que o inverno sombrio, frio, inconsolável e mortífero deveria ser esquecido. Na primavera, todos falavam sobre novas esperanças, desafios e recomeços, mas quem saberia se a primavera não floresceria relutante, ainda se lembrando da escuridão profunda do passado?
Às vezes, é preciso ter uma caverna onde possamos nos esconder, longe dos olhares de todos, mesmo que só por um momento.
– Suhyeok, encontre alguém com quem você possa conversar por horas a fio. Alguém com quem possa compartilhar seus sentimentos mais profundos, como água tirada de um poço, e conversar a noite toda. Foi isso que seu pai percebeu ao longo da vida. Até os dias de glória passam, e os momentos de paixão e alegria intensa desbotam. Mas as conversas permanecem para sempre. Porque elas ficam guardadas no coração, não se desgastam nem se quebram…
terça-feira, 25 de novembro de 2025
Como fugir de um casamento arranjado - Cinthia Serejo
Conto: Como fugir de um casamento arranjado (do universo Os Flemmings) - Cinthia Serejo
quinta-feira, 13 de novembro de 2025
A senhora de Silver Bush - Lucy Maud Montgomery
Depois de mais de 2 meses de leitura, finalmente terminei A senhora de Silver Bush. Gostei mais desse do que do primeiro livro, porém achei a história muitoooo arrastada.
Nesse livro vamos acompanhar a vida de Pat de seus 20 aos 30 anos. Enquanto ela passa a cuidar de sua amada casa, Hilary vai para a universidade e eles passam a se comunicar apenas por cartas. Devo dizer que ele quase não aparece no livro, o que é frustrante. Porém, a gente passa a conhecer novos personagens e eles preenchem um pouquinho do vazio deixado por Hilary.
Veremos Rae adulta e se apaixonando. Sid se casando por impulso. Pat tendo novos namorados e finalmente (bem nos finalmente) seu final feliz, que me tirou algumas lágrimas.
Quotes:
Aquele que um dia acorda
Feliz pela vida e pela serenidade,
Por desfrutar o ar, amar o próximo,
Pelo trabalho e pela liberdade,
Já, em sua alma enlevada,
Vive na eternidade.
Torne-me um lar novamente... Mantenha meus cômodos acessos... Meu coração, aquecido. Traga o riso jovial para cá para impedir que eu envelheça.
Eu construí a casa, Pat... Eu providenciei o corpo, mas você precisa providenciar a alma. Tem uma lareira linda e enorme onde cabem toras de verdade... Já deixei tudo pronto para acender... Você vai acender o fogo e dar vida ao lugar.
Livro: A senhora de Silver Bush - Lucy Maud Montgomery
-
É um livro com ótimas dicas para nós que já somos pais e também para os que virão a ser. Entre tantas coisas importantes citadas pela auto...
-
Todos nós temos medo de alguma coisa. É isso que Tabita vai descobrir, que ter medo é normal e que mesmo seus amigos não demonstrando, ele...
-
Este livro é composto por 2 contos e uma coletânea de cartas, com diferentes histórias. Resenha: Amor e amizade Jane Austen conseguiu me s...




