sábado, 30 de agosto de 2025

Kilmeny do pomar - Lucy Maud Montgomery

 

Eric é convidado a lecionar em Lindsay. Um dia, enquanto caminhava pela cidade, ele encontra um pomar. Ali, sentada em um banco, tocando violino, estava Kilmeny. Ela é muda e foi criada isolada do convívio social. Kilmeny se assusta ao ver Eric e foge. Mas ele passa a ir ao pomar todos os dias na tentativa de vê-la novamente. Até que isso acontece. Uma amizade logo surge e eles não demoram a descobrir que estão apaixonados.

Achei a história linda e doce.  A impressão que temos quando a autora fala de Kilmeny é que ela é uma jovem adorável, que além de ser linda, conquista a todos com seus modos.

Li em 2 dias. Mais um livro da Lucy que adorei.

Quotes:

Eric Marshall seria capaz de recordar vivamente aquela cena como a viu na época: a escuridão aveludada dos bosques de abetos, o céu de brilho suave, a oscilação das flores dos lilases, e, no meio de tudo, a garota no velho banco com o violino debaixo do queixo.

A maior parte das horas idílicas do cortejo de Eric eram passadas no velho pomar; o jardim agora era um campo de rosas; rosas vermelhas como o coração de um pôr do sol, rosas rosadas como o enrubescer do amanhecer, rosas brancas como a neve nos picos das montanhas, rosas cheias de pétalas e rosas em botões que eram mais doces do que qualquer coisa na Terra, exceto o rosto de Kilmeny.

Ela parecia uma jovem princesa, coroada com um brilho avermelhado da luz do sol que caía entre as velhas árvores.

Resenha do livro: Kilmeny do pomar - Lucy Maud Montgomery 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Uma casa na floresta - Laura Ingalls Wilder

Nesse primeiro livro, Laura, a autora, conta vários momentos da sua primeira infância, onde ela viveu em uma casa na floresta. Pelas histórias, dá pra perceber que a vida em 1870 não era nada fácil, mas que a família era muito unida e todos ajudavam. O pai de Laura, pesca, caça, planta, colhe... A mãe de Laura, cozinha, costura, cuida das meninas... E as crianças também ajudam com o que é possível para a idade.

A sensação que a gente tem ao ler é que naquela época os dias passavam mais devagar. Podemos ver também o quanto era diferente a criação naquela época e o quanto os mais velhos eram respeitados. Porém, precisamos ter consciência de que nem tudo na narrativa é aceitável, como as crianças levarem uma surra por terem feito algo de errado, apesar de na época ser considerado normal.  Também vamos perceber o quanto exista preconceito com os indígenas, que eram considerados selvagens.

Uma casa na floresta - Laura Ingalls Wilder
Livro 1 da série Os pioneiros americanos

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Pat de Silver Bush - Lucy Maud Montgomery

Nesse primeiro livro, vamos acompanhar Pat dos 6 até os 18 anos.

Pat odeia mudanças e ama Silver Bush, a fazenda onde mora, do jeitinho que ela é, e não mudaria nadinha nela. Mas em várias ocasiões vamos ver Pat ficando chateada por coisas do cotidiano, como: trocar um papel de parede, cortar uma árvore, o nascimento de um bebê, um casamento...

Pat não tem amigos, mas isso muda após ela ser ajudada por Hilary, um menino muito gentil. Os dois se tornam melhores amigos e compartilham momentos lindos juntos. Assim que ele surgiu, fiquei cheia de expectativa pra ver eles juntos como um casal. Mas isso não acontece, pelo menos não nesse livro.

Senti muita pena de Hilary. Ver Pat crescer e se envolver, mesmo que rápido, com outros garotos, enquanto sabemos que ele gosta dela, fez com que eu me decepcionasse um pouco com a história. Espero que, no segundo livro A senhora de Silver Bush, ele possa ficar com outras garotas também. Quem sabe assim, Pat sinta ciúmes e descubra que é louca por ele, rs.

Quotes:

– Pat… Quando crescermos… Você aceita ser minha garota?

Hilary sonhava. Todos os homens sonham. O sonho dele era construir belas casas para o amor habitar… Casas para abrigar as pessoas do vento voraz, do sol escaldante e da solidão da noite escura. Devia ser fascinante construir uma casa… Criar beleza que duraria por gerações e seria abrigo, proteção e aconchego. E, um dia, ele iria construir uma casa para Pat…

– Onde quer que você esteja, Pat, sempre será meu lar.

Livro: Pat de Silver Bush - Lucy Maud Montgomery 

terça-feira, 19 de agosto de 2025

O Castelo Azul - Lucy Maud Montgomery

Valency tem 29 anos e pela época, é considerada uma solteirona. Ela sempre viveu (sobreviveu) conforme sua família queria, mesmo que isso a entristecesse. Até que um dia Valency descobre que está doente e que tem pouco tempo de viva. Então,  ela toma as rédeas da própria vida, desejando aproveitar o pouco tempo que lhe resta, mesmo que isso contrarie sua família.

 "O castelo azul" estava na muita lista de livros para ler há muito tempo e me arrependo de não ter lido antes. O livro tem algumas reviravoltas e o romance deixa o coração quentinho. Ameiiii a história. Se tornou meu favorito da autora.

Quotes:

Gosto de um homem cujos olhos dizem mais do que seus lábios.

Se você consegue ficar em silêncio com uma pessoa por meia hora e ainda assim se sentir inteiramente à vontade com ela, você e essa pessoa podem ser amigos.

Não é melhor ter seu coração partido do que vê-lo secar?

Garota, há um milhão de coisas que eu quero mostrar a você, fazer com você, dizer para você. Vai levar uma vida inteira.

Livro: O Castelo Azul - Lucy Maud Montgomery