quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Livros infantojuvenis que os adultos também vão amar

A literatura infantojuvenil é indicada para crianças que já leem plenamente e já passaram da fase dos livros curtinhos e muito ilustrados. Os livros indicados aqui são destinados a crianças maiores de 9 anos.

Extraordinário - R. J. Palacio 


Extraordinário é um livro que estou sempre indicando. É o meu livro favorito da vida. Foi um livro que me fez rir, chorar e me marcou profundamente. Impossível não se encantar com o menino August.



Sinopse:

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade.. até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

R.J.Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e , sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Para espalhar a mensagem de Extraordinário, Palacio iniciou uma campanha antibullying, da qual milhares de crianças já participaram.


Foi o primeiro que eu li que me fez sonhar, me lembro que quando terminei de ler fiquei pensando se tinha mesmo um principezinho lá no céu. Principalmente, foi o livro que me fez apaixonar pela literatura.



Sinopse:

Nesta clássica história que marcou gerações de leitores em todo o mundo, um piloto cai com seu avião no deserto do Saara e encontra um pequeno príncipe, que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana. A edição conta com a clássica tradução do poeta imortal dom Marcos Barbosa, e é a versão mais consagrada da obra, publicada no Brasil desde 1952.

Aqui em casa amamos. A história aborda de um jeito delicado o luto, mas mais do que isso, é também uma história de amizade e amor. A relação de Olive com o avô é linda.



Sinopse:

O pai de Olive está triste. Muito triste. Ele sente uma tristeza tão grande, que a garota imagina esse sentimento como um imenso elefante que o segue por toda parte. Todos os dias ela vê o elefante e deseja que ele vá embora. Até que, com a ajuda do avô e do amigo Arthur, ela resolve afugentar o elefante. Uma abordagem delicada, rara e única sobre as emoções e de questões como perda, tristeza, solidão, amizade e amor. Calorosa e reconfortante, a história de Olive mostra que é possível nos livrar do animal cinza que nos acompanha quando ficamos tristes ou pessimistas. Lindamente escrito, este romance do aclamado autor e ilustrador Peter Carnavas ficará com você por muito tempo depois que você ler a última página.


Poliana com seu jogo do contente, sempre consegue ver algo bom em uma situação ruim. Sua história nos ensina a valorizar as pequenas coisas.



Sinopse:

A infância sofrida, a perda dos pais e a mudança para a casa da tia, com quem nunca tivera contato algum, não foram capazes de tirar o brilho dos olhos e a contagiante alegria da pequena Poliana. Olhando o mundo sob uma ótica imensamente positiva, a garota contagia crianças e adultos com sua inocência e peculiar presença de espírito. Assim, mesmo diante das grandes adversidades, Poliana ensina com suas ações que há sempre algo com o que podemos nos alegrar.

Espero que goste das dicas. 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário