terça-feira, 30 de abril de 2024

Menina das estrelas - Ziraldo

Escrito em narrativa poética, um livro escrito para meninas, mas que os meninos deveriam ler para conhecê-las melhor. Achei super fofo!

Quotes:

Agora sei que os pontinhos que pisca-piscam no céu não são sóis incandescentes, brilhando em suas galáxias. São os olhos luminosos das meninas, esperando a nossa cumplicidade e o nosso entendimento dos meneios, dos mistérios, das astúcias femininas.

Menina é feita, primeiro, de sonhos.

Menina, como se sabe, não tem força de menino, mas tem a enorme coragem de se jogar, por inteiro, no poço de seu destino. Pela coragem, menina sabe ficar pequenina. E, também, no mesmo instante – quando menos se espera – menina vira um gigante!

É preciso ter cuidado com o que se diz às meninas, pois, como já lhes contei, muitas vezes elas choram por coisas bem pequeninas. Meninas não aprenderam ainda a bem calcular a quantidade de lágrima que merece cada dor.

Livro: Menina das estrelas - Ziraldo 

quinta-feira, 11 de abril de 2024

Um herói para mim - Lynda Mullaly Hunt

Amei tanto esse livro! Fazia tempo que não lia uma história com uma protagonista criança e essa me surpreendeu. A história é linda e também triste. Mas nos faz refletir em como famílias podem ser e agir tão diferentes. Recomendo!

Quote favorito:

— Eu não penso nos garotos no meio de um incêndio porque estou tentando salvar vidas… inclusive a minha própria. — Ele limpa a garganta. — Mas em cada viagem, sabe, quando estamos no caminhão indo pra chamada, quando já estou vestido e tudo, pego uma foto de Julie e os garotos, e me lembro de por que preciso voltar pra casa.

Sinopse:

Famílias felizes realmente existem?

Carley Connors tem doze anos e é uma garota muito forte. Crescendo em Las Vegas com sua mãe, que gostava de se divertir até demais, ela aprendeu a ser dura. Mas Carley nunca esperou pela traição que a faria parar em um lar temporário.

Quando ela é levada para os Murphy, uma família animada com três meninos, ela se surpreende. Carley sabe que nunca poderia pertencer ao mundo deles, então mantém distância. Esse é um mundo que ela simplesmente não entende. Um mundo que a assusta.

É fácil desconfiar de Daniel, o irmão que tem quase a idade dela e que logo fica ressentido por ela estar ali. Mas a sra. Murphy a faz se sentir ouvida e vista pela primeira vez, e os dois meninos mais novos parecem decididos a abrir caminho para seu coração.

Com a ajuda de Toni, sua nova amiga imprevisível e obcecada por musicais, os Murphy fazem o impossível para mostrar à garota como é pertencer a algum lugar. Antes que ela mesma perceba, Carley começa a proteger os meninos de um valentão do bairro e passa até a ensinar Daniel a jogar basquete.

Mas, quando sua mãe a quiser de volta, ela perderá a única família que já conheceu?

Livro: Um herói para mim - Lynda Mullaly Hunt

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Hoje, depois, amanhã - Rachel Lynn Solomon

 

É o último dia do ensino médio e tudo que Rowan deseja é ser escolhida para oradora da turma, derrotando seu rival Neil, mais uma vez. Os dois sempre disputaram por notas, concursos de redação, eleições do conselho estudantil e até mesmo nas aulas de educação física. Mas Neil acaba sendo nomeado o orador da turma e agora Rowan só tem mais uma chance de derrotá-lo: o Uivo, um jogo para os formandos que os fará percorrer Seattle enquanto decifram enigmas. Rowan estava indo bem, mas quando descobre que alguns de seus colegas de turma estão dispostos a se unir para derrotar ela e Neil, ela decide somar forças com ele para que os dois sejam os finalistas e, assim, possam competir apenas entre si.

Contudo, quanto mais tempo passam juntos nessa espécie de passeio de despedida da cidade que tanto ama, mais Rowan percebe que Neil é bem mais do que o nerd desajeitado com quem competiu durante todo o ensino médio. E percebe que ele, a quem sempre afirmou desprezar, talvez seja na verdade o cara dos seus sonhos.

Leitura leve e descontraída. Um romance teen fofo. Adorei muito esse livro!

Quotes:

— Então… sobre essa quedinha — continua ele. — Você escrevia poemas sobre mim? Rabiscava meu nome no caderno com um coração no i? Ou… ah! Me imaginava como o herói de um dos seus romances? Por favor, diz que sim. Por favor, diz que eu era um caubói.

— Tem uma palavra em japonês: tsundoku — começa Neil, de repente. — É minha palavra favorita do mundo.
— O que significa?
Ele sorri.
— Significa adquirir mais livros do que você poderia ler em termos realistas. Não existe tradução direta.

Livro: Hoje, depois, amanhã - Rachel Lynn Solomon 

terça-feira, 9 de abril de 2024

Loucos por livros - Emily Henry

 

Nora é uma agente literária que trabalha demais. Charlie é um editor ranzinza. Os dois não tiveram uma boa impressão um do outro à primeira vista. Mas dois anos depois, eles se reencontram. Nora está de férias (pelo menos deveria estar rs) e Charlie está de volta a sua cidade natal, e eles descobrem que tem bem mais coisas em comum do que imaginavam.
Adorei o livro! Charlie é um fofo e me identifiquei muito com Nora, acho que por também ser louca por livros.

Quotes:


Quando livros são a sua vida — no meu caso, o meu trabalho —, você fica muito boa em desconfiar do lugar para onde a história está indo.


Carpinteiros são o interesse amoroso em um monte de livros e filmes. É um clichê comum. É um jeito bem manjado de mostrar que um personagem é pé no chão e paciente, sexy sem ser superficial.


Você trabalha com livros. É claro que não tem vida. Nenhum de nós tem. Sempre há algo bom demais para ler.


Há coisas na vida que são tão valiosas que devemos arriscar a dor de perdê-las pela alegria de tê-las mesmo que brevemente.


Livro: Loucos por livros - Emily Henry