sábado, 3 de fevereiro de 2024

Me apaixonei por Caio Fernando Abreu

Pois é, tudo começou quando li "A comunidade do arco-íris", uma peça de teatro divertida, onde três macacos aprontaram em uma comunidade que até antes deles chegarem, vivia em paz. Depois fui ler "As frangas", pra quê? Nele o Caio conta como foi criando um galinheiro em cima da geladeira e um pouquinho sobre cada uma de suas frangas. Não teve jeito, a escrita dele me envolveu e me apaixonei por Caio Fernando Abreu. E agora quero uma franga bem fofa, pra começar meu galinheiro também.

Sinopse: Você conhece a Comunidade do Arco-Íris? É um pacato recanto da natureza, cheio de harmonia, e bem distante do Reino dos Homens, onde as fábricas e indústrias poluem os rios, as pessoas são apressadas, brigam, fazem guerras; um lugar cheio de apartamentos, engarrafamentos, filas... Mas a paz na Comunidade do Arco-Íris é ameaçada quando seus moradores — a Sereia, o Mágico, o músico Roque, o Soldadinho e a Bailarina — perdem seus pertences mais valiosos. Quem será que roubou? A Bruxa de Pano ou algum intruso na comunidade? Esse é o mistério divertido que Caio Fernando Abreu escreveu para as crianças assistirem no teatro. Com belas ilustrações de Victor Tavares, esta peça é publicada agora pela primeira vez em edição infantil. A Comunidade do Arco-Íris estreou nos palcos em 1979, em Porto Alegre, com direção de Suzana Saldanha, e foi editada em livro em 1996, na antologia Teatro completo, meses depois da morte do autor. Com este novo trabalho editorial, temos uma certeza: A Comunidade do Arco-Íris é um livro-peça que ganhará o coração de todo leitor mirim.


Sinopse: Único livro de Caio Fernando Abreu dedicado aos jovens leitores, As frangas surgiu a partir de um convite de Clarice Lispector em seu livro A vida íntima de Laura: "Se você conhece alguma história de galinha, quero saber. Ou invente uma bem boazinha e me conte." Caio resolveu, então, escrever a sua e nos conta aqui a história de oito galinhas, ou melhor, frangas (como ele prefere chamá-las) que moram em cima de sua geladeira. Companheiras inseparáveis do escritor, elas o inspiram a voltar à sua infância no Sul do Brasil e a trazer uma porção de belas memórias. Publicado originalmente em 1988, As frangas foi considerado Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Esta nova edição traz as divertidas ilustrações da Suppa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário